Produtos Financeiros Básicos
A FORGESP garante a salvaguarda do direito à proteção de dados, que sejam prestados voluntariamente e autorizados pelo Titular dos Dados, os quais serão tratados confidencialmente, nos termos da Lei em vigor, Regulamento (UE) 2016/679 (RGPD).
O tratamento dos dados pessoais dos formandos e formadores decorre por um lado, quer do conteúdo contratual, quer por outro do cumprimento de obrigações legais, perante as entidades oficiais. O tratamento dos dados pessoais dos formandos e formadores, é reservado apenas ao responsável de tratamento de dados designado a cada momento, e com acesso limitado devidamente justificado nos termos da lei, e em qualquer caso com salvaguarda da confidencialidade. Em qualquer altura o formando e/ou formador, poderá a seu pedido aceder aos seus dados protegidos e solicitar a sua alteração ou correção, caso haja erro ou incompletude. Os formandos e/ou formadores podem nos termos legais exercer o direito ao esquecimento dos seus dados pessoais, exceto nos casos previstos para o cumprimento de obrigações legais.Com a celebração do contrato de formação, e durante toda a execução, o Formando e/ou Formador, dá o seu consentimento a que os seus dados pessoais, possam ser, armazenados sob forma digital segura, processados e acedidos nos termos previamente ou pontualmente especificados.

É responsável pelo tratamento dos dados a empresa FORGESP – Formação e Gestão de Empresas, Lda., cuja identificação se encontra no final deste documento. A presente Política de Privacidade explica o que fazemos com os seus dados pessoais, quer interaja connosco na qualidade de candidato a emprego, formando, formador, trabalhador, cliente, fornecedor ou se estiver a visitar o nosso site. Descreve de que modo recolhemos, utilizamos e tratamos os seus dados pessoais e, ao fazê-lo, de que modo cumprimos as nossas obrigações legais em relação a si. A sua privacidade é importante para nós e estamos empenhados em proteger e salvaguardar os direitos de privacidade dos seus dados. Ocasionalmente, poderemos alterar a presente Política de Privacidade. Se pretender manter-se atualizado, visite o nosso site na internet, dado que todas as alterações serão aqui publicadas.

UFDC 9821 - Produtos Financeiros Básicos

Preço: Gratuito

Data: A Definir | Duração: 50H | Online

Conteúdo Programático:

Depósitos à ordem vs. depósito a prazo

  • Remuneração e liquidez;
  • Características dos depósitos a prazo: remuneração (conceitos de TANB, TANL, TANB média), reforços e mobilização;
  • O fundo de garantia de depósito.
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Cartões bancários: cartões de débito, cartões de crédito, cartões de débito diferido, cartões mistos;

Tipos de crédito bancário: crédito à habitação, crédito pessoal, crédito automóvel (clássico vs leasing), cartões de crédito, descobertos bancários;

Principais características: regime de prestações, regime de taxa, crédito revolving

  • Conceitos: montante do crédito, prestação, taxa de juro (TAN), TAE e TAEG;
  • Custos do crédito: juros, comissões, despesas, seguros e impostos.
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Tipos de seguros: automóvel (responsabilidade civil vs. danos próprios), acidentes de trabalho, incêndio, vida, saúde

  • Principais características: seguros obrigatórios vs seguros facultativos, coberturas, prémio, declaração do risco, participação do sinistro, regularização do sinistro (seguro automóvel), cessação do contrato;
  • Conceitos: apólice, prémio, capital seguro, multirriscos, tomador do seguro vs segurado, franquia, período de carência, princípio indemnizatório, resgate, estorno; e no âmbito do seguro automóvel: carta verde, declaração amigável, certificado de tarifação, indemnização direta ao segurado;

Tipos de produtos de investimento: ações, obrigações, fundos de investimento e fundos de pensões

  • Receção e execução de ordens;
  • Registo e depósito de Valores Mobiliários;
  • Consultoria para investimento.
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Contratação de serviços financeiros à distância: internet, telefone

Direitos e deveres do consumidor financeiro

  • Entidades reguladoras das instituições financeiras;
  • Legislação de proteção dos consumidores de produtos e serviços financeiros;
  • Direito a reclamar e formas de o fazer;
  • Direito à informação pré-contratual, contratual e durante a vigência do contrato (e.g. Preçários, Fichas de Informação Normalizadas, minutas de contratos, cópias do contrato e extratos);
  • Dever de prestação de informação verdadeira e completa.
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A aquisição de produtos financeiros como um contrato entre a instituição financeira e o consumidor

Precaução contra a fraude

  • Instituições autorizadas a exercer a atividade;
  • Fraudes mais comuns com produtos financeiros (e.g. phishing, notas falsas;
  • Utilização indevida de cheques e cartões) e sinais a que deve estar atento;
  • Proteção de dados pessoais e códigos;
  • Entidades a que deve recorrer em caso de fraude ou de suspeita de fraude.

 

Objetivos:

  • Distinguir entre depósitos à ordem e depósitos a prazo;
  • Caraterizar a diferença entre cartões de débito e de crédito;
  • Caraterizar os principais tipos de empréstimos comercializados pelas instituições de crédito para clientes particulares;
  • Caracterizar os principais tipos de seguros;
  • Identificar os direitos e deveres do consumidor financeiro;
  • Caracterizar diversos tipos de fraude.